Suplementos de quitosana podem causar perda de peso

A quitosana é uma fibra alimentar vendida como um suplemento para perda de peso. No entanto, estudos forneceram resultados inconsistentes sobre sua eficácia.

 

Recentemente, uma equipe de pesquisadores da Índia avaliou os efeitos de um suplemento para perda de peso contendo quitosana.

 

quitosana

Como Funciona a Quitosana?

A quitosana é uma fibra dietética sintética feita a partir de quitina, que vem das cascas de crustáceos. Também é encontrado nas paredes celulares dos fungos (1).

 

A quitosana tem propriedades especiais que se ligam à gordura, diminuindo a absorção de gordura. Por esta razão, tomar quitosana com as refeições pode reduzir o conteúdo calórico total. A quitosana também pode reduzir os níveis de colesterol no sangue (2, 3, 4, 5).

 

Vários estudos avaliaram os efeitos da quitosana no peso corporal. Aqui estão as suas descobertas ao longo dos anos:

 

1999: 2000 mg de quitosana por dia, durante 28 dias, não tiveram efeitos significativos (6).
2001: 3.000 mg de quitosana por dia, por 12 semanas, não tiveram efeitos significativos (7).
2004:

 

Esta revisão constatou que os efeitos da quitosana no peso corporal são mínimos e provavelmente não são clinicamente relevantes (8).

 

2006: Juntamente com um programa de modificação de comportamento, 3.000 mg de derivados de quitosana por dia, durante 60 dias, causaram perda de peso significativa de 1,3 kg (9,9 kg).

2008: A quitosana pode ter alguns benefícios mínimos a curto prazo, mas é improvável que tenha efeitos clinicamente relevantes (10).

 

2008: Junto com o exercício, 2.000 mg de quitosana (poliglucosamina) por dia, durante 4 meses, levaram a uma perda adicional de peso de 3,9 kg (11,6).

 

2015: Juntamente com dieta e exercício, 1.700 mg de quitosana (poliglucosamina) por dia, durante 24 semanas, causaram uma perda adicional de peso de 3,9 kg (12).

 

Resumindo, a maioria das evidências sugere que 1.700-3.000 mg de quitosana por dia podem ajudar a reduzir o peso corporal ao longo de vários meses.

 

No entanto, a quitosana não parece funcionar por conta própria. Ele precisa ser usado com outras estratégias de perda de peso, como dieta ou exercício.

Quitosana leva a perda de peso

Suplementar com quitosana levou a uma perda de peso significativamente maior do que o placebo.

 

De fato, aqueles que tomaram quitosana perderam 1,0 kg a cada mês, em média. Isso totalizou 6,8 libras (3,1 kg) durante o período de estudo de 3 meses.

 

Em comparação, o grupo placebo não apresentou perda de peso significativa.

 

Da mesma forma, a circunferência da cintura e do quadril diminuiu entre os participantes do grupo de suplemento.

 

Esses achados são interessantes, pois os participantes não faziam dieta ou aumentavam sua atividade física. A quitosana, por si só, teve benefícios significativos.

 

Testes anteriores não suportam esses resultados. Sem outras estratégias de perda de peso, os suplementos de quitosana não levam a perda de peso significativa.

 

 

No entanto, a quitosana pode ser eficaz quando os participantes também estão fazendo modificações na dieta, exercício ou comportamento.

Quitosana Melhora O Controle De Açúcar No Sangue

A HbA1c é também conhecida como hemoglobina glicada. É medido para avaliar os níveis médios de açúcar no sangue das últimas semanas.

 

No presente estudo, a suplementação com quitosana levou a uma redução dos níveis de HbA1c nos participantes que tinham níveis elevados (acima de 6%) inicialmente.

 

Estes resultados são apoiados por um estudo anterior mostrando que a quitosana pode reduzir o açúcar no sangue após as refeições em seres humanos.

 

Quitosana não afeta os lipídios do sangue

Os pesquisadores mediram vários diferentes lipídios no sangue no início, meio e fim do estudo. Estes incluíram triglicerídeos, HDL, LDL e VLDL.

 

Nenhum desses lipídios sanguíneos mudou significativamente durante o período do estudo.

 

Esses achados são inconsistentes com estudos anteriores mostrando que a quitosana pode ter efeitos positivos significativos no perfil lipídico do sangue.

 

Limitações

Este estudo teve várias limitações potenciais.

 

Primeiro, foi conduzida pela Ethicare Clinical Trial Services, especializada na realização de pesquisas clínicas para empresas farmacêuticas. Como resultado, interesses conflitantes podem ter sido envolvidos.

 

Além disso, dois dos autores do artigo eram funcionários da KitoZyme, a empresa que produz o suplemento para perda de peso. Este é um claro conflito de interesses.

 

Em segundo lugar, os pesquisadores não ficaram cegos. Isso provavelmente não afetou os resultados, mas criou o potencial de viés (16, 17).

 

Em terceiro lugar, os pesquisadores também avaliaram a composição corporal usando bioimpedância elétrica (BIA), que pode ser imprecisa (18).

 

Finalmente, a atribuição do suplemento foi desigual, pois havia duas vezes mais participantes recebendo quitosana do que o controle. Os pesquisadores não explicam claramente por que eles fizeram isso.

 

Resumo e aplicação na vida real

Este estudo mostrou que os suplementos de quitosana podem levar a perda de peso significativa ao longo do tempo, sem alterações na dieta ou aumento do exercício.

 

No entanto, esses resultados podem depender da forma da quitosana ou do modo como é produzida. O estudo examinou apenas o KiOnutrime-CsG®, uma fórmula desenvolvida pela KitoZyme.

 

Além disso, dois dos autores do artigo eram funcionários da KitoZyme e o estudo foi realizado por uma empresa financiada pela indústria farmacêutica.

 

Portanto, esses achados precisam ser confirmados por uma equipe de pesquisa independente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *